Notícia

Vida Bancária desta semana destaca luta contra o racismo no Brasil

Vida Bancária desta semana destaca luta contra o racismo no Brasil
quarta-feira, 24/11/2021

O Dia da Consciência Negra (22 de Novembro) e o seu significado é tema da matéria de Capa da edição digital do Vida Bancária desta semana, que traz informações sobre os protestos realizados no sábado (20), em todo o País pelo #20NForaBolsonaroRacista.

O jornal relata que as manifestações denunciaram o impacto dos retrocessos patrocinados pelo governo federal na população negra, como a redução dos investimentos nas políticas sociais, na geração de empregos e pelo descontrole da economia, gerando a alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis e do custo de vida em geral.

Para Laurito Porto de Lira Filho, secretário de Formação do Sindicato de Londrina, os protestos do Dia da Consciência Negra mostraram que a população negra existe, tem a sua cultura e contribuiu muito para a construção da sociedade brasileira, mas mesmo assim os seus problemas são jogados para debaixo do tapete pelas autoridades. “O preconceito racial e contra as religiões de origem africana persistem, bem como a pobreza nas periferias das cidades e a falta de empregos, que afeta muito mais o negro e a negra. Infelizmente, o presidente da República, governadores e prefeitos adotam como solução de todos esses problemas a invisibilidade da população negra, fingindo que ela não existe”, criticou.

Clique aqui para baixar a edição digital.

BB e Caixa na base de Londrina elegem representantes e delegados sindicais

Nas págs. 2 e 3, o Vida Bancária divulga a convocação feita pelo Sindicato de Londrina para que funcionários e funcionárias do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal participem das eleições, respectivamente, de representantes sindicais de base e delegados sindicais. A votação ocorrerá entre os dias 26 e 30/11.

Ainda sobre a Caixa, veja como ficou a proposta para a Promoção por Mérito 2021 e confira detalhes a respeito do lucro de R$ 14,05 bilhões obtido entre janeiro e setembro.

Adotando a mesma receita dos privados, o Banco do Brasil teve lucro líquido de R$ 15,1 bilhões nos nove primeiros meses deste ano, com crescimento de 48,1% na comparação com o mesmo período de 2020. Detalhe: o destaque do balanço foi o fechamento de mais de 7 mil postos de trabalho, 393 agências e 66 postos de atendimento bancário.

Saiba também como foi a reunião da COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Itaú com a direção do banco para discutir o retorno ao trabalho presencial e como foi o Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Bradesco na base de Londrina.

Pelo fim da violência contra a mulher

O Vida informa na pág. 4 sobre o início da campanha 21 dias de ativismo pela eliminação da violência contra a mulher, iniciada no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. As atividades ocorrerão até o dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

E atenção para as Assembleias nas bases dos Sindicatos de Cornélio Procópio, neste dia 23/11, para discutir as eleições complementares para a Direção da entidade, e a de Arapoti, na sexta-feira (26), quando será apresentada a Prestação de Contas referente ao exercício financeiro de 2020 e eleita a delegação que participará da Plenária Anual da Fetec-CUT/PR.

Por Armando Duarte Jr.