Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Diretoria

60 anos de Histórias

O Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região-CUT foi criado a partir da Associação de Funcionários do Banco do Brasil. No dia 7 de Abril de 1958 foi realizada a Assembleia Geral que fundou o Sindicato, sendo que o registro no Ministério do Trabalho foi obtido no dia 23 de maio de 1958.

O primeiro presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana foi o funcionário do Banco do Brasil, Acyr Iwankiw, entre 1958 a 1962, aproximadamente. Antonio Lopes Pineda foi o segundo presidente, de 1962 a 1970. Em seu mandado, durante o golpe militar, houve a intervenção nas entidades sindicais e o sindicato foi administrado por uma junta governativa presidida pelo interventor José Arrebola Gonçalves.

Em 03/10/1970, após eleição direta autorizada pelos militares, Lourival Lino de Souza assumiu a presidência do Sindicato. A entidade passou a seguir a linha de atuação do chamado “sindicalismo de resultados”, implantando salão de barbeiro, sala de jogos, quadras de esportes, entre outras atividades sociais.

Nos anos 80, o Movimento pelas Diretas Já possibilitou a abertura política e eleição indireta para a Presidência da República em 1982. Em outubro de 1988 foi promulgada a nova Constituição Federal do Brasil. Esses fatos reacenderam a necessidade de um sindicalismo combativo. Em Outubro de 1988 foi eleito presidente Jorge Tarciso Mori. Durante seu mandato, houve a cisão da diretoria e foi criado o MOB – Movimento de Oposição Bancária, formado pelos bancários Antonio Pereira da Silva, Hermes Gonçalves, Jair Pedro Ferreira e outros trabalhadores e trabalhadoras, o que resultou na formação da chapa de oposição denominada Chapa dos Bancários.

Nas eleições sindicais realizadas dias 17 e 18 de abril de 1991, Antônio Pereira da Silva, funcionário do Banestado de Apucarana, foi eleito presidente. Em 14/01/1992 foi comunicada a desfiliação da FEEB – Federação dos Bancários do Estado Paraná e em seguida foi realizado o plebiscito que aprovou a filiação à CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1994, juntamente com os demais Sindicatos de Bancários do Paraná, filiados a CUT, foi fundada a FETEC/CUT-PR – Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná.

Na sequência, foram presidentes do Sindicato: José Roberto Brasileiro, funcionário do Bradesco em Jandaia do Sul, Hermes Gonçalves, Itaú de Apucarana de 1996 a 2000, Ana Cristina Jerônimo Gamero, do Itaú de Arapongas, de 2000 a 2005, Maria Salomé Teixeira de Freitas Fujii, do Banco HSBC/Bradesco em Arapongas, de 2005 a 2006. José Roberto Brasileiro, funcionário do Bradesco em Jandaia do Sul, 2006 a 2009. Damião Rodrigues, funcionário do Itaú, 2009 a 2012. Antônio Pereira da Silva, funcionário do Banestado de Apucarana, 2012 a 2015. Maria Salomé Teixeira de Freitas Fujii, funcionária do Banco HSBC/Bradesco em Arapongas 2015 a 2018.

Durante o governo FHC, de 1996 a 2003, houve grande prejuízo nos direitos da categoria e perdas salariais mais acentuadas nos bancos públicos. O Sindicato esteve presente nas diversas lutas do movimento sindical e social, com destaque na defesa das empresas públicas, direitos sociais e da classe trabalhadora. Durante os governos Lula e Dilma, de 2004 a 2016, aconteceram muitas greves e manifestações que resultaram em crescimento de direitos e ganho real nos salários da categoria bancária, salário mínimo e demais categorias profissionais. Após o golpe de 2016, a entidade continuou defendendo a categoria, CLT, previdência pública, SUS, patrimônio público, soberania, democracia, entre outros desmontes promovidos pelo governo Michel Temer.

Foi desta forma que o Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região-CUT tornou-se uma referência de luta para a classe trabalhadora, e dos demais segmentos da sociedade civil organizada de Apucarana e Região.

Parabéns aos bancários e bancárias que ajudaram a escrever esta história 

Diretoria administrativa

Presidente
Damião Rodrigues

Sec. Geral
Zoraide Bassaco Sanches

Sec. de finanças
Agnaldo Ferreira Gonçalves

Sec. de Administração
Rosimary Reder

Sec. de Imprens
Rosemari Zanin

Sec. Saúde
Liliane Prissão

Sec. de Assuntos Jurídicos Henrique Segantini da Silva

Sec. de Formação
Aparecido Inacio Costa

Sec. de Assuntos da Mulher Eliane Aparecida Alves Camiloto Zanelli
Sec. de A. Sócio-Econômicos Ronaldo Vargas Ferreira
Sec. de Assuntos Esportivos Martinho Sanches

Sec. da Cultura
Leticia Gomes Anicete de Moraes

Sec. de Fiscalização
Rafael Donizete Bassolino

Sec. Relações Intersindicais Anderson Rogério de Barros
Sec. Inf.e Est. Tecnológicos Evelin Cristina Alves Camiloto

Conselho Fiscal - Efetivos

Braz Donizete Fernandes
André Tavares
Maria de Fátima dos Santos Souza

Conselho Fiscal - Suplente

Paulo César Mazeto
Rafaela Carolina Pichelli
Viviane Dutra Galindo

Delegado Representante - Bancos Privados

Paulo Cesar de Oliveira
Valdeci Francisco de Brito

Delegado Representante - Bancos Federais

Valter Dias Alvares
Hectori Dias de Andrade

Diretoria Suplente

Luiz Antonio Gonzaga de Macedo
Valdecir Gonzeli
José Roberto Brasileiro
Hermes Gonçalves
Pedro Simão Romeiro de Souza
Antonio Pereira da Silva