Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Dirigentes e assessorias dos Sindicatos do PR participam do 29° Curso do NPC

O diretor da Fetec-CUT/PR, Aelton Alves Pereira, com o jornalista Armando Duarte Junior, a secretária de Imprensa do Sindicato de Londrina, Danielle Ruza, e o diretor do Sindicato de Arapoti, Alex Almeida participaram do Curso do NPC

Dirigentes e profissionais de assessoria de imprensa dos Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Paraná) participaram, do dia 23 ao dia 26/11, no Rio de Janeiro, do 29° Curso Anual do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação, que este ano teve o tema “Comunicação e contra-hegemonia: Democracia, novas tecnologias e disputa de poder”.

O curso foi realizado no Auditório da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e teve a participação de cerca de 180 pessoas que atuam em entidades sindicais e movimentos populares de diversos estados brasileiros.

Para a secretária de Imprensa do Sindicato de Londrina, Danielle Ruza, este curso é importante para fortalecer a comunicação das entidades diante da disputa pelo poder que está sendo travada nos meios de comunicação e na redes sociais nos últimos tempos. “Os grandes grupos capitalistas, a grande imprensa e a extrema-direita estão utilizando a internet para divulgar fake-news com a intenção de manipular de forma massiva a população, como ocorreu nas duas últimas eleições gerais. Mesmo com a vitória do presidente Lula eles continuam manipulando a opinião pública com boatos e mentiras para atacar os movimentos progressistas no intuito de retomar o poder”, explica.

Claudia Santiago coordenou os debates do 29º Curso do NPC

De acordo com Danielle, os palestrantes do Curso do NPC abordaram temas diversos que envolvem a disputa pela hegemonia nos meios de comunicação digital para que os participantes possam traçar estratégias unificadas de resistência, a partir das entidades sindicais, em defesa dos interesses da Classe Trabalhadora em relação não só às suas demandas específicas, mas também para o conjunto da população brasileira. “Estamos em luta para reconstruir o país e nela enfrentamos grupos muito bem aparelhados, com muito dinheiro e conhecimento sobre a manipulação da opinião pública. Por isso, este curso vem em boa hora para melhorar o combate à contra-informação e impedir a volta das políticas de retrocesso que tanto mal fizeram ao país”, avalia a diretora do Sindicato de Londrina.

Ana Paula Busato, secretária ade Comunicação do Sindicato de Curitiba

Entre os palestrantes estava a secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Ana Paula Busato. Ela falou sobre mudanças necessárias para levar informações para a categoria.

O jornalista e professor da UEL, Rosinaldo Miani, falou sobre a importância da comunicação popular

O Curso também teve a participação do professor de Comunicação Comunitária da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Rosinaldo Miani, que destacou a importância dos meios de comunicação popular, como os jornais e redes sociais das entidades do movimento sindical e popular, para romper com a hegemonia da imprensa burguesa.

Por Armando Duarte Jr.

Deixe um comentário

0/100

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]