Alta de preços dos alimentos levam inflação de 2022 a fechar em 5,79%
11 de janeiro 2023
Puxada pelos preços dos alimentos, especialmente do leite longa vida e da cebola, a inflação em dezembro de 2022 ficou em 0,62%. Com isso, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede o custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos, fechou o ano passado em 5,79%.
Este índice é acima da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional), de 3,5 % e do teto de 5%. A informação foi dada na terça-feira (10/01) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo cálculo da inflação. Em 2021, a inflação do país ficou em 10,06%.
De acordo com o IBGE, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta no ano, seis deles acima do índice geral. O maior impacto sobre a inflação do ano de 2022 é do grupo de alimentação e bebidas, respondendo por 2,41 % do indicador.
Segundo o IBGE, a alimentação no domicílio teve alta de 13,23%, superior à da alimentação fora do domicílio, que foi de 7,47%. Na alimentação no domicílio, a maior alta de preços foi da cebola, que subiu 130,14% no ano, a maior alta entre os 377 produtos e serviços pesquisados para composição do IPCA.
A segunda maior pressão sobre a alimentação no domicílio partiu do leite longa vida, com alta de 26,18%. Outros alimentos com aumento relevante de preços foram a batata-inglesa (51,92%), as frutas (24%) e o pão francês (18,03%).
O analista de preços do IBGE, André Almeida, explicou em nota que “no caso da cebola, a alta está relacionada à redução da área plantada, ao aumento do custo de produção e a questões climáticas. Já os preços do leite subiram de forma mais intensa entre março e julho de 2022, quando a alta acumulada no ano chegou a 77,84%. A partir de agosto, com a proximidade do fim do período de entressafra, os preços iniciaram uma sequência de quedas até o final do ano, sendo a mais expressiva delas em setembro (-13,71%).
A segunda maior pressão sobre o índice veio do grupo de saúde e cuidados pessoais, com 1,42 % de impacto.
O grupo de vestuário teve altas superiores a 1% em 10 dos 12 meses. Já o grupo Habitação fechou o ano próximo da estabilidade.
Resultado de cada um dos nove grupos que compõem o IPCA:
- Vestuário: 18,02%
- Alimentação e bebidas: 11,64%
- Saúde e cuidados pessoais: 11,43%
- Artigos de residência: 7,89%
- Despesas pessoais: 7,77%
- Educação: 7,48%
- Habitação: 0,07%
- Transportes: -1,29%
- Comunicação: -1,02%