Associações protocolam carta na Previc contra retirada de patrocínio do Banesprev
20 de janeiro 2023
Em mais uma ação conjunta, entidades de representação dos funcionários e funcionárias dos Santander/Banespa protocolaram na quarta-feira (18/01) documento junto à Previc (Superintendência Nacional da Previdência Complementar) se posicionando contra a retirada de patrocínio dos Planos I e II do Banesprev.
A correspondência, assinada pela Afubesp, Afabesp e Abesprev, critica a medida anunciada unilateralmente pelo Santander em dezembro do ano passado e aponta os prejuízos econômicos e sociais que a proposta pode gerar aos participantes dos fundos de pensão complementar.
Em trecho, os representantes pedem atenção especial na análise do pedido de retirada de patrocínio, “a fim de evitar que se concretize o irreparável prejuízo aos interesses dos participantes e assistidos, uma vez que tal retirada afronta, viola, agride direitos de natureza trabalhista preservados aos participantes em seus contratos de trabalho individuais e coletivos”.
Clique aqui para ler o documento na íntegra.
O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, afirma que os representantes dos funcionários e funcionárias do banco estão tomando as medidas necessárias para barrar mais esse ataque aos participantes do Banesprev. “Associações e Sindicatos estão conversando com advogados e em breve teremos novidades a respeito do tema”, explica.
“Esperamos que uma nova direção da Previc trate com mais humanidade os participantes e assistidos do Banesprev e outros fundos que também estão passando por problemas semelhantes”, completa Camilo.
Na segunda-feira (16/01), dirigentes da Anapar (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão) entregaram ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, propostas para que sejam atendidas demandas dos fundos de pensão, em especial mudanças nas resoluções que afetam direitos dos participantes e as normas que possibilitam a retirada de patrocínio. A Afubesp colaborou com a Anapar na formulação das propostas apresentadas ao ministro.
Fonte: Afubesp