Atividades em nove agências em Londrina cobram valorização da categoria
15 de agosto 2024
Para cobrar dos bancos avanços nas negociações da Campanha Nacional 2024, nesta quinta-feira (15/08) estão sendo realizadas atividades em diversas cidades do país no Dia Nacional de Mobilização por uma proposta digna.
No Paraná, dirigentes dos 10 Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR estão retardando o expediente de agências em Curitiba e em Londrina.
As atividades em Londrina ocorreram em nove agências, que abriram as portas para atendimento ao público ao meio-dia. Com faixas e cartazes foi cobrado aumento real nos salários e na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), maior atenção à saúde dos bancários e bancárias, inclusão, políticas de diversidade, bem como o fim do assédio moral e das metas abusivas.
Atividade no prédio central do Bradesco em Londrina
Dirigentes dos Sindicatos na agência 0109, do Itaú
Faixa na agência do Santander cobra respeito aos bancários
A mobilização também atingiu a agência Praça Willie Davids, do Bradesco
O presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco, afirma que na rodada de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), realizada na terça-feira (13/08), os bancos provocaram a categoria com uma proposta, não apresentando uma proposta global sobre as reivindicações. “Os bancos continuam alegando dificuldades, mas todo mundo sabe que o setor financeiro é o mais lucrativo do país. Enquanto isso, categorias de mais de 8.800 setores já concederam aumento real aos trabalhadores, mesmo tendo uma rentabilidade muito menor do que a dos bancos”, aponta.
De acordo com Felipe, as atividades de pressão vão continuar até que a Fenaban traga uma proposta digna para a categoria, contemplando não só ganho real na remuneração, mas também avanços nas cláusulas sociais, na definição das metas e em outros assuntos importante que compõem a Minuta de Reivindicações.
Nas atividades também foi distribuído informativo aos clientes denunciando a ganância dos bancos
Nos dias 20 e 21/08 serão realizadas novas rodadas de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.
Por Armando Duarte Jr.