Atos em todo o país nesta segunda (8/01) defendem a democracia
07 de janeiro 2024
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e as demais Centrais Sindicais convocaram a organização de atos em todo o país nesta segunda-feira (8/01) em defesa da democracia.
Em Londrina, atividades serão realizadas a partir das 17h30, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde.
O objetivo dessa mobilização nacional é lembrar a tentativa de golpe de bolsonaristas ocorrida nesta data, no ano passado, uma semana após a posse do presidente Lula na Presidência da República, após ter sido eleito democraticamente.
Em nota divulgada na sexta-feira (5/01), a CUT ressaltou que “O movimento sindical sempre esteve na linha de frente da luta por um Brasil democrático. Por isso, convocamos a militância do conjunto das Centrais Sindicais a participar das atividades e atos em defesa da democracia neste 8 de janeiro de 2024”.
No documento, a entidade disse também que o 8 de Janeiro foi resultado de uma “escalada golpista” organizada por “traidores da pátria que não aceitaram o resultado soberano das eleições”.
"A CUT nasceu em plena ditadura militar, forjada na luta pela democracia, pelas liberdades, por um Brasil mais igual e com justiça social”, afirmou o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre.
Os atos estão previstos para acontecer em 11 capitais dos estados e em diversas cidades do país com a participação de Sindicatos, entidades estudantis e do movimento popular.
Além da CUT, estão à frente dessa mobilização em defesa da democracia a Força Sindical, UGT (União Geral dos trabalhadores), CTB (Central dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Pública - Central do Servidor.
Fonte: CUT Nacional