Bancári@s do PR aprovam propostas para a Campanha 2024

Capa da Notícia

23 de abril 2024

Fotos: Joca Madruga
A Fetec-CUT/PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) realizou na semana passada os Encontros Estaduais dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Banco do Brasil, do Bradesco, Caixa, Itaú e do Santander. Os eventos dos bancos privados ocorreram de forma virtual/remoto, enquanto os de bancários dos bancos públicos foram realizados de forma presencial, em Curitiba.

As propostas levantadas pelas 10 bases de Sindicatos filiados à Fetec-CUT/PR serão encaminhadas aos Encontros Nacionais, que ocorrerão no mês de junho, em São Paulo, de forma presencial.

Os principais debatidos pontos estão relacionados à saúde e condições de trabalho, combate às metas abusivas, ao assédio moral e a redução da jornada de trabalho da categoria bancária para quatro dias semanais e cinco horas diárias, ou para cinco dias na semana e quatro horas diárias, com dois turnos de trabalho.

 
Carlos Kotinda e Laurito Porto de Lira Filho, diretores do Sindicato de Londrina, participaram do Encontro do Banco do Brasil

Leia abaixo as principais propostas aprovadas por banco:

Banco do Brasil

O Encontro dos Funcionários do Banco do Brasil apontou como prioritária a contratação de pelo menos 10 mil funcionários por ano até acabarem os claros (vagas em aberto). Outra importante reivindicação é a     inclusão de assistentes sociais e psicólogos no quadro funcional do BB, integrados em equipes multiprofissionais para atuar na promoção de Saúde Mental e dar o suporte necessário para funcionários que apresentam problemas emocionais e comportamentais

Bradesco

Será cobrada do banco, novamente melhorias na qualidade do atendimento pelo Plano de Saúde e Odontológico no Paraná, que está muito deficiente. Será cobrado ainda que os funcionários e funcionárias do banco participem do PDE (Programa de Desenvolvimento Extraordinário). A manutenção de empregos também está entre as propostas aprovadas no Encontro Estadual.

Caixa

 A defesa da Caixa foi mantida como prioridade de luta dos empregados e empregadas na Campanha 2024, com destaque para a mobilização contra a transferência das Loterias para uma subsidiária. Será cobrado do banco também respostas para as reivindicações já apresentadas sobre PCDs (pessoas com deficiência, e solução das pendências relacionados aos cargos de tesoureiro minuto, entre outras.

Itaú

Delegados e delegadas presentes no Encontro do Itaú, em Curitiba, debateram as principais propostas específicas das negociações deste ano. Entre elas estão o fim das demissões e do fechamento de agências, realocação de funcionários para reduzir desligamentos e mudanças no plano de saúde para conter o aumento das mensalidades.

Santander

Funcionários e funcionárias vão cobrar do banco a extensão dos direitos concedidos para os trabalhadores do banco na Espanha para a filial brasileiras. Fim das terceirizações e negociações sobre reestruturação denominada de Multicanalidade estão entre as prioridades para a Campanha deste ano, além de mais contratações para resolver os problemas decorrentes da sobrecarga de serviços.

Nos Encontro também foram, eleitos delegados e delegadas que irão representar o Paraná nos eventos nacionais, sendo nove mulheres e nove homens.

Por Armando Duarte Jr./Fonte: Fetec-CUT/PR