Começa a campanha global pelo fim da violência contra as mulheres
24 de novembro 2023
A Contraf-CUT (Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que, no Brasil, começa em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e termina em 10 de dezembro (Dia Internacional do Direitos Humanos). Internacionalmente, são 16 dias de ativismo, com início em 25 de novembro (Dia do Combate à Violência contra a Mulher).
Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública por meio do Instituto Datafolha, divulgada no primeiro trimestre do ano, sobre dados de 2022, revela que o Brasil vem registrando aumento da violência contra a mulher. No último ano, mais de 18 milhões de mulheres foram vítimas de violência. Em média, são 50 mil vítimas por dia, um número capaz de ocupar um estádio de futebol lotado.
“É por isso que a luta para mudar essa realidade precisa ser permanente”, explica a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Fernanda Lopes. “A violência de gênero, que atinge tanto a consciência quanto o corpo da mulher, é persistente na sociedade porque é estrutural”, completa.
Ainda segundo o Fórum Brasileiro da Segurança Pública, em 2022 o país registrou aumento nos casos de violação sexual (6,1%), dos quais 88,7% das vítimas se identificavam pelo sexo feminino. Os casos de feminicídios também cresceram em 16,9% em 2022 em comparação com o ano anterior.
A Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é realizada todos os anos em mais de 150 países. A mobilização envolve diversos setores da sociedade civil e do poder público. O período compreende as seguintes datas:
- 20 de novembro – Dia da Consciência Negra (início da campanha no Brasil); • 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres; • 29 de novembro – Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher; • 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids; • 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; • 6 de dezembro – Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (campanha do Laço Branco); • 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos e encerramento oficial da campanha.