Entidades mobilizam categoria nesta quinta (1º/08) em defesa da saúde
01 de agosto 2024
Aproveitando uma pausa nas negociações da Campanha Nacional 2024, as entidades mobilizam a categoria bancária nesta quinta-feira (1º/08), com um Dia Nacional de Luta por Saúde.
As atividades estão ocorrendo nas redes sociais e nos locais de trabalho para cobrar maior atenção pelos bancos à saúde do bancário e da bancária.
Esta ação é uma resposta à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que na última rodada de negociação negou que o alto índice de adoecimento na categoria não tem relação com o trabalho.
Essa alegação dos bancos contraria dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), os quais mostram que em 2022 o afastamento de trabalhadores no setor bancário está relacionado à saúde mental e foi três vezes maior que a média de afastamentos de outras categoriais profissionais.
“Isso fica evidente também na Consulta Nacional aos Bancários, que teve a participação de mais de 47 mil pessoas. Na pergunta sobre o uso de medicamentos controlados, tais como antidepressivos, ansiolíticos, estimulantes, 39% responderam já ter usado, demonstrando o elevado índice de adoecimentos mentais decorrentes das metas abusivas e do modelo de gestão nociva dos bancos”, aponta o presidente do Sindicato de Londrina, Felipe Pacheco.
Felipe afirma que a categoria precisa se engajar nas ações deste Dia Nacional de Luta, curtindo materiais publicados nas redes sociais e fazendo o compartilhamento para chamar a atenção dos bancos para esse grave problema.
“Temor que pressionar para que, de fato, haja negociação sobre a definição de metas e dos métodos bárbaros utilizados pelos bancos para cobrar produtividade dos bancários”, avalia.
Por Armando Duarte Jr.