Governador do Paraná pretende privatizar as escolas públicas

Capa da Notícia

24 de maio 2024

Surfando na onda no neoliberalismo, em busca do estado mínimo, o governador do Paraná, Ratinho Jr, vai enviar na próxima semana à ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná), um PL (Projeto de Lei) que autoriza a entrega das escolas públicas estaduais à iniciativa privada.

Essa privatização é chamada de “Projeto Parceiros da Escola”, pelo qual o governador pretende repassar a administração da Educação de crianças e jovens paranaenses para grupos interessados tão somente em obter lucro com a contratação de professores e funcionários terceirizados, sem direitos e salários baixos.

Esse filão compreende mais de 2.200 escolas, com cerca de 1 milhão de estudantes, 25 mil funcionários e funcionárias e 65 mil professores e professoras. Se para o governador Ratinho Jr Educação é despesa, para os “parceiros da Escola” é dinheiro fácil de ganhar com a exploração de trabalhadores pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) sem ter direito ao quadro de carreira, promoções e outros benefícios pagos atualmente para aqueles que são concursados.

Para a APP Sindicato, esse PL é o fim da Educação pública no Paraná, seguindo a mesma tendência com o que já foi feito com o Banestado, com a Telepar, com parte do controle acionário da Sanepar e, mais recentemente, com a Copel. O resultado disso tudo foi precarização dos serviços prestados e tarifas mais caras para a população pagar.

Com o objetivo de impedir esse ataque, a APP Sindicato está convocando professores, professoras e servidores da Educação do Paraná para Assembleia Geral neste sábado (25/05), a partir das 14h, por meio virtual, que irá definir as estratégias de luta contra a terceirização das escolas.

Podem participar desta Assembleia sindicalizad@s e não sindicalizad@s, que devem entrar no site da APP, clicar em Minha Sindicalização, preencher Meu cadastro e depois seguir para Inscrições. No dia da Assembleia será enviado o link da videoconferência no e-mail cadastrado.