Trabalhadores do ramo financeiro aprovam propostas para o 14º Concut
04 de agosto 2023
Dirigentes de todo o país participaram nesta sexta-feira (4/08), em São Paulo, da Plenária Nacional do Ramo Financeiro, com o objetivo de definir as contribuições da categoria para o 14º Concut (Congresso Nacional da CUT), que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de outubro na capital paulista.
O evento, organizado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), teve início às 10h, marcado pelo discurso de abertura proferido por representantes da entidade.
“O movimento sindical bancário ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores e participa ativamente em todos os estados, na luta da Classe Trabalhadora”, destacou a presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira.
“Nossa Plenária aconteceu em um momento em que também está acontecendo a Conferência Nacional, e ambos os fóruns são para debater as pautas importantes da reconstrução do Brasil e para os bancários e bancárias”, pontuou o secretário-geral da Contraf, Gustavo Tabatinga.
“Nós vencemos o Bolsonaro, mas ainda não vencemos o bolsonarismo. Portanto ainda temos muito trabalho, debates importantes que precisam acontecer para enfrentar os ataques da extrema direita e para avançar nas pautas da Classe Trabalhadora”, acrescentou a anfitriã da plenária, Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
“Discutir as questões do sistema financeiro é fundamental para o país. Temos uma organização forte, [como Sindicato cutista] e precisamos ampliar a representação para muitos colegas que estão no sistema financeiro, que saem dos bancos e estão em empresas do sistema financeiro que agem de todas as formas para que os trabalhadores não tenham representação sindical forte”, ponderou o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, que também é presidente do Sindicato de Campinas e Região, Lourival Rodrigues.
“A nossa atuação foi importante para eleger Lula, evitar um segundo mandato Bolsonaro. Mas precisamos continuar, melhorar a nossa correlação de forças, inclusive no Congresso Nacional, para avançar nas pautas dos trabalhadores, em pautas que perdemos nos últimos anos, com reforma trabalhista, reforma previdenciária e desmonte do Ministério do Trabalho”, concluiu o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles.
Veja aqui a galeria de imagens da Plenária Nacional do Ramo Financeiro
Propostas da Plenária
As propostas debatidas e aprovadas pelos participantes, delegados e delegadas das bases filiadas da Contraf-CUT, foram relacionadas:
- Ao fortalecimento da Classe Trabalhadora
- Ao combate da violência contra a mulher
- À promoção da igualdade salarial
- À promoção da juventude
- À inclusão da juventude no mercado de trabalho e nas organizações sindicais
- Respeito à diversidade
- E combate ao racismo