Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa tomam posse

Os novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa (Cusc) tomaram posse nesta quarta-feira (15/03). Vencedora do pleito, que aconteceu em janeiro, com 71% dos votos, a Chapa 1 – “Movimento pela Saúde” terá mandato de 36 meses. Em reunião, os conselheiros eleitos, formados por representantes de todas as regiões do país, reiteraram o compromisso com o Saúde Caixa e a defesa do plano para todos os empregados do banco público, sempre com o foco na sustentabilidade, eficiência e transparência.

“Espero que tenhamos aqui as melhorias que a gente tanto precisa. Estaremos sempre vigilantes”, reforçou Francisco Pugliesi, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e coordenador no Conselho. Ele disse que é preciso enfatizar a luta de cada empregado para manter o Saúde Caixa e ressaltou o desafio que os usuários têm pela frente para derrubar a Resolução 42 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União), uma herança do governo Bolsonaro.

CGPAR 42 retoma a discussão sobre custeio de planos de saúde – a participação da empresa estatal federal no custeio de planos de saúde não poderá exceder a 50% da despesa. O assunto, que também estava na Resolução 9 e é um dos temas da CGPAR 23, já debatido no Congresso Nacional por meio do projeto da deputada Erika Kokay (PDL 342) que derrubou a CGPAR 23.

Os conselheiros destacaram a grandeza do Saúde Caixa, mas reiteraram a reivindicação do olhar para o credenciamento de profissionais para o plano. Segundo os eleitos, cidades do interior são as que mais sentem dificuldade para encontrar profissionais que atendam ao Saúde Caixa. “Nossa proposta é que tenha um Comitê Regional de credenciamento e descredenciamento e, assim, acompanhar mais de perto os problemas do Saúde Caixa”, destacou Pugliese.

Outra reivindicação dos conselheiros foi uma reunião extraordinária para avaliação do Relatório Atuarial do plano. A reunião já havia sido solicitada pela gestão anterior, mas a Caixa respondeu que não haveria o encontro e enviou um e-mail aos conselheiros com respostas evasivas. Por esse motivo, os eleitos solicitaram novamente a reunião, além da necessidade de mais transparência nas informações para que os eleitos consigam atuar com informações consistentes. O Conselho de Usuários solicitou ainda que os membros anteriores possam participar da reunião como ouvintes.

A Caixa destacou também que manterá as reuniões com associações de aposentados para levar mais informações a esse segmento, assim como as regras principais dos planos. O objetivo é ouvir as dúvidas dos aposentados sobre o plano e poder sanar todas as dúvidas do público.

No encontro, membros do Cusc informaram à gestão do Saúde Caixa que as cobranças retroativas realizadas pelo plano estão gerando dúvidas entre os usuários. Neste caso, é fundamental que os usuários respondam à Caixa, quando forem contatados, e busquem as informações necessárias para negociar o valor, resolver ou mesmo contestar as cobranças.

Calendário

No encontro, também foi apresentado o cronograma de reuniões de 2023. O Cusc se reúne trimestralmente. Todas as reuniões acontecerão das 9h às 13h.

1ª reunião: 15 de março
2ª reunião: 28 de junho
3ª reunião: 20 de setembro
4ª reunião: 6 de dezembro

Os Conselheiros

Titulares
Francisco Carlos Pugliesi (ativo)
Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha (ativo)
Humberto Passos Coelho (ativo)
José Zani Carrascosa (aposentado)
Marcia Boiczuck Lacerda Krambeck (aposentada)

Suplentes
Antonio Sancho De Carvalho Araújo Filho (aposentado)
Adeir José da Silva (aposentado)
Claudio José Teixeira Cerqueira (ativo)
Marcos Roberto Meneguello Pereira (ativo)
Leila Aparecida Costa (aposentada)

O que é o Cusc

O Cusc foi criado em 2003 e tornou-se importante instrumento de transparência e acompanhamento da gestão financeira e administrativa do Saúde Caixa. O fórum é composto por cinco membros eleitos pelos participantes e por outros cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

Fonte: Fenae

Deixe um comentário

0/100

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]