Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Terminam dia 28 inscrições do curso gratuito para o concurso do BB

As inscrições para o “Curso BB Público e para Todos”, uma iniciativa do Sindicato de Brasília, serão encerradas na próxima terça-feira (28/02). Essa é uma oportunidade para que bancários e bancárias filiados às demais entidades do país se preparem, com apoio da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e da Fenae (Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal).

Podem se inscrever gratuitamente sindicalizados e seus dependentes que se inscreveram para o concurso público do Banco do Brasil. Esta ação visa promover o fortalecimento do debate público e impulsionar as políticas internas da instituição em relação à promoção de igualdade de oportunidades. Neste sentido, o curso é oferecido também para negras, negros, quilombolas, indígenas, PCDs, população LGBTQIA+, mulheres – enfim, a diversidade da população brasileira -, para que possam ser cada vez mais percebidos e reconhecidos na atuação e nas diversas instâncias de poder, incluídos os postos de comando do BB.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente

Desta maneira, a iniciativa, que está compreendida no âmbito da proposta do Bancário Cidadão, contempla o público externo, priorizando a oportunidade, além da categoria de associados e seus dependentes, ao(à) candidato(a) que, cumulativamente, comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, atribuído pelo Cadastro Único e for membro de família de baixa renda, ou seja, aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, nos termos da Lei 13.656, de 30 de abril de 2018; ou, alternativamente, for doador(a) de medula óssea ou sangue em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

A inscrição para o concurso do BB deverá ser efetuada até o próximo dia 24 de fevereiro na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), e o valor é de R$ 50,00. A realização das provas objetivas e de Redação está marcada para 23 de abril.

Ao todo, o concurso para o cargo de Escriturário – Agente Comercial oferece 2.000 vagas para preenchimento imediato e outras 1.000 para formação de cadastro de reserva, sendo que, desses números de vagas, haverá reserva de 5% do total (300 vagas) para os candidatos portadores de deficiência e 20% (1.200 no total) para candidatos negros.

As vagas serão para preenchimento em dependências situadas nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Aulões presenciais

Nesta nova edição, com vistas a fortalecer as chances de sucesso, o Sindicato de Brasília promoverá aulões presenciais de revisão de conteúdo voltados ao público priorizado da ação. “Por isso, é fundamental o preenchimento da ficha de solicitação de matrícula com todas as informações solicitadas”, explica Kleytton Morais, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília. “A partir desses dados poderemos identificar e acionar o público priorizado que tiver interesse nesses aulões presenciais, respeitada a capacidade de público do local a ser definido, bem como os dias e horários em que serão realizados”.

Para o presidente do Sindicato, a realização do “Curso BB Público e para Todos” “é mais uma iniciativa que levamos aos nossos associados e seus dependentes e, ao mesmo tempo, uma maneira de enfrentamento às injustiças, ao promovermos oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e grupos historicamente excluídos, para que tenham condições de concorrer”.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, lembra que a entidade sempre esteve na luta por democracia e por oportunidades aos excluídos e que “viabilizar acesso a conhecimento é oferecer oportunidade de sonhar a quem não possui condição para se preparar para concurso público”.

O diretor Ivan Amarante lembra que a ideia do curso proposta pelo Sindicato dos Bancários de Brasília teve adesão e contou com parceria dos próprios bancários. “Quando o BB lançou o concurso de 2021, alguns funcionários – dentre eles a colega recém-eleita representante dos funcionários no Conselho de Administração da instituição, Kelly Quirino, entrou em contato com o Sindicato propondo a realização de um cursinho cidadão com recorte ao público priorizado, e a ideia foi imediatamente colocada em ação”.

O dirigente conclui celebrando a expectativa da direção do Sindicato e finaliza: “A primeira experiência foi bastante positiva e agora estamos oferecendo ainda melhores condições, com material de qualidade e aulas de reforço de conteúdo e estratégia, tudo totalmente gratuito, como forma de ampliarmos as oportunidades de acesso e a diversidade no Banco do Brasil”.

Fonte: SEEB-Brasília

Deixe um comentário

0/100

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]